ORGANIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO


Os sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios organizam o sistema de ensino brasileiro que é regido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e pela CF (Constituição Federal). Considerando que a educação regular do Brasil consiste na Educação Básica que é composta por: educação infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; e no Ensino Superior, complete as lacunas a seguir, com a instância a que compete a função de atuar nessa estrutura educacional.

_____________tem(têm) a função de atuar no Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

_____________tem(têm)  a função de atuar no Ensino Médio e Ensino Superior.

_____________tem(têm)  a função de atuar na Educação Infantil do Distrito Federal.

_____________tem(têm)  a função de organizar o Ensino Superior (público e privado) do País.

Marque a alternativa com a sequência correta:


ESTADOS E DISTRITO FEDERAL -  UNIÃO -  MUNICÍPIOS -  UNIÃO
MUNICÍPIOS -  ESTADOS E DISTRITO FEDERAL -    UNIÃO -  UNIÃO
UNIÃO -  ESTADOS E DISTRITO FEDERAL -  MUNICÍPIOS -  UNIÃO
ESTADOS E DISTRITO FEDERAL -  UNIÃO -  UNIÃO -  MUNICÍPIOS
MUNICÍPIOS -  UNIÃO -  ESTADOS E DISTRITO FEDERAL -  UNIÃO

 Aos que terminam o ensino superior, as IES – Instituições de Ensino Superior podem lhes conferir diferentes graus:

Observe as afirmativas a seguir e preencha as lacunas com a nomenclatura correta referente a esses diferentes graus, destacando a sequência que preencha corretamente cada afirmativa: 

- de___________ aos que frequentaram cursos de Graduação de Bacharelado, que são os cursos tradicionais, com duração entre 4 e 6 anos, dependendo da área de formação.

- de___________ aos que frequentaram cursos de Graduação de Licenciatura Curta ou Plena, que visam à formação de professores para o Ensino Básico (Fundamental e Médio) e têm duração de 3 e 4 anos, respectivamente.

- de___________ aos que frequentaram cursos Superiores Tecnológicos em área técnica/científica específica e com duração de 2 ou 3 anos.



GRADUADO   -  LICENCIADO -  TECNÓLOGO
BACHAREL -  DOCENTE -  TECNÓLOGO
GRADUADO -  DOCENTE -  TÉCNICO
BACHAREL -  LICENCIADO -  TECNÓLOGO
BACHAREL -  PROFESSOR -  TÉCNICO

A avaliação não pode ser vista isolada do ato de ensino, mas sim integrada ao ato de ensino como um dos componentes fundamentais do processo de ensino-aprendizagem (avaliação). O instrumento de avaliação necessita respeitar quatro qualidades objetivas: precisão, sistematicidade, linguagem compreensível, compatibilidade entre o ensinado e o aprendido.

 

Em relação à compatibilidade do que foi ensinado e aprendido, analise as assertivas a seguir, e marque as que estiverem corretas:

I. Na avaliação de conhecimentos, o aluno só pode ser inquirido sobre o que foi ensinado (ou indicado como ensinado).

 

II. Na avaliação de conhecimentos no Ensino Superior, o aluno pode ser inquirido sobre o que não foi ensinado, pois é obrigação dele ir além.

 

III. Na avaliação de conhecimentos, ao inquirir o aluno sobre o que foi ensinado, isso permite ao professor verificar a eficácia de seus métodos de ensino.

 

É correto o que se afirma em:


II apenas.
I e II apenas.
I apenas.
III apenas.
I e III apenas.

A organização do Ensino Superior brasileiro se dá de forma complexa e se constitui em um subsistema do Sistema Educacional do Brasil. Em relação à organização acadêmica das Instituições de Ensino Superior, encontramos três tipos.

Observe as afirmativas a seguir e identifique as que estiverem corretas.

I.  Os cursos tecnológicos só podem ser ofertados por Institutos Federais e a abertura de cursos necessita de prévia autorização do MEC.

II. Os Centros Universitários possuem autonomia para abrir novos cursos sem autorização prévia do MEC e não possuem a obrigatoriedade de desenvolvimento de pesquisa e de pós-graduações.

As Universidades têm a obrigatoriedade de desenvolver programas de pesquisa e de pós-graduações e o alvará de funcionamento das suas faculdades possui validade de cinco anos.

É correto o que se afirma em:


I e II apenas.
II apenas.
III apenas.
I apenas.
II e III apenas.

Em relação ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação,

analise as assertivas a seguir, se estão corretas ou não.

 

O ENADE:

 

I. É aplicado aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso.

II. É acompanhado de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes.

III.É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante.

IV. É utilizado como parâmetro de autorização de funcionamento e reconhecimento de cursos, a partir dos resultados obtidos pelos estudantes.

V. É utilizado como critério de recredenciamento de cursos ofertados por IES.

 

É correto o que se afirma em:


II, III, e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, II e III apenas.
I, II, III, IV e V.
II, III, IV e V apenas.

O novo paradigma educacional exige metodologias didáticas e práticas pedagógicas que incentivem a pesquisa.

  

Orientando-se pelo texto anterior, analise as assertivas a seguir para verificar quais estão corretas.

 

I.        Educar pela pesquisa não exige que o profissional da educação seja pesquisador, pois são processos diferentes.

II.      Educar pela pesquisa exige que o pesquisador maneje a pesquisa como princípio científico e educativo.

III.    Educar pela pesquisa exige o uso das tecnologias digitais, de modo a potencializar as aprendizagens dos estudantes.

IV.    Educar pela pesquisa é considerar o estudante como indivíduo único e produtor do próprio conhecimento.

V.      Educar pela pesquisa é considerar o conhecimento como um processo de construção não-linear, complexo, com avanços e recuos.

É correto o que se afirma em:


I, II, III e IV apenas.
II, III, IV e V apenas.
III, IV e V apenas.
I, III e IV apenas.
II, IV e V apenas.

Claude Lessard e Maurice Tardif lecionam no Canadá, na Universidade de Montreal e fazem parte do Centro de Pesquisa Canadense sobre a Formação e Profissão Docente. Para eles, o trabalho docente se configura como uma atividade complexa e de alto nível, pois exige muito desse profissional e, além disso, requer que ele desenvolva uma série de habilidades e competências para a realização do seu trabalho. Na atualidade, as recentes tecnologias impactaram o trabalho docente.

Com base nesse texto acima, analise as afirmativas e, a seguir, marque a que está em conformidade com o papel do professor na atualidade.


A introdução das tecnologias tornou a tarefa docente ainda mais complexa e exigente.
A introdução das tecnologias tem dispensado muito o trabalho docente.
A introdução das tecnologias tem dispersado os docentes de suas tarefas junto aos alunos.
A introdução das tecnologias facilitou ainda mais o trabalho docente.
A introdução das tecnologias tem atrapalhado bastante o trabalho do docente.

É a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN de 1996, que toda a estrutura e a organização do ensino público e privado no Brasil se organizam. A LDBEN é decorrente da Constituição Federal de 1988.

Em relação a essas Leis, analise as afirmações a seguir:

        I.  Elas têm como objetivos fundamentais o desenvolvimento do indivíduo, a sua preparação para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

      II.  Elas têm como base estrutural os seguintes valores: igualdade, liberdade, solidariedade, pluralismo, tolerância e valorização das pessoas, das comunidades e das culturas.

    III.  Elas elegem a educação como uma prática fundamental para combater as desigualdades entre as nações, o combate às guerras e promover a paz mundial.

Está correto o que se afirma em:


II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I apenas.
III apenas.

Sobre as políticas públicas e a educação nos dias atuais, analise as asserções a seguir e a relação que se estabelece entre elas e, a seguir, destaque a afirmativa correta.

 

I. Devem ser priorizadas as políticas educacionais mais objetivas, assegurando o acesso dos estudantes provenientes dos estratos mais ricos da população à educação superior pública e ao conhecimento científico de ponta, de forma a reduzir a desigualdade entre o Brasil e outros países mais desenvolvidos,

PORQUE

II. dessa forma, o Estado brasileiro poderá alavancar um desenvolvimento científico e necessário, preparando esses jovens para assumirem postos de trabalho que hoje são ocupados por estrangeiros nas empresas brasileiras.


A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Um paradigma científico nada mais é que a “constelação de crenças, valores e técnicas partilhadas pelos membros de uma comunidade científica” (definição de Thomas Khun em BEHRENS, 2005, p. 27). Hoje se fala muito em novos paradigmas educacionais, que envolvem posicionamentos filosóficos e científicos relacionados tanto ao Ensino Básico quanto ao Ensino Superior. A busca pela superação do conhecimento fracionado que alimenta uma visão fragmentada do mundo tem sido defendida por muitos teóricos da atualidade.

A seguir, analise as assertivas identificando quais podem estar relacionadas às características de uma abordagem tradicional de ensino.

I.        A avaliação da aprendizagem é formativa e realizada ao longo de um processo de ensino-aprendizagem.

II.      A aprendizagem ocorre sem questionamento, uma vez que o professor é o detentor do saber.

III.    A metodologia de ensino prioriza a aula expositiva de conteúdos prontos, exercícios repetitivos e mecânicos.

É correto o que se afirma em:


II e III apenas.
III apenas.
I apenas.
I e II apenas.
II apenas.
Páginas: 123